top of page

Requisitos para exportação de carga: Conhecimentos de embarque, faturas comerciais e muito mais!

Como se sabe, o processo de exportação de carga é complexo e exige muitos requisitos e documentações para que tudo seja feito dentro das regras. Seja marítimo, aéreo ou rodoviário, qualquer ação precisa levar em conta muitos detalhes.



Por isso, é muito importante que quem atue nesta área saiba exatamente tudo que é preciso para um procedimento feito com cuidado e correção. Isso vale para exportação ou importação, mas aqui falaremos da exportação de cargas.


A seguir, mostraremos alguns dos principais requisitos para exportação de carga e garantia do desembaraço aduaneiro de maneira mais eficiente. Ao fim deste conteúdo, o leitor estará por dentro de tudo que é necessário para uma remessa segura e eficiente, sem quaisquer erros e problemas.


CONHECIMENTO DE EMBARQUE


Um dos principais requisitos é o chamado conhecimento de embarque. Trata-se de uma documentação, passada pela própria transportadora, por meio do qual se confirma o recebimento da remessa e seu encaminhamento, além de gerar garantias de entrega, condições existentes no processo de embarque etc.


FATURAS COMERCIAIS


A fatura comercial leva esse nome, mas na prática atua como uma nota fiscal. Ela precisa ser emitida pelo lado exportador, já que será necessário para passagem na alfândega. As autoridades internacionais não podem aceitar uma remessa que não possua esse documento.


O ponto principal da fatura comercial, sendo o que a diferencia de uma nota fiscal "comum", é justamente o fato de ser o documento essencial para comprovação de transações entre empresas de países diferentes.


DEMAIS REQUISITOS


Além de conhecimento de embarque e faturas comerciais, há outros documentos fundamentais, e todo agente de carga precisa estar atento. São muitos e, portanto, é fundamental que a empresa conte com um setor de alta qualidade neste processo, além de eventual ajuda de despachantes que aumentem o conhecimento na área.


É possível citar, como requisito, a Declaração Única de Exportação, que ajuda o próprio Estado a manter uma regulação e o monitoramento das remessas. Não é fácil acompanhar as cargas para o exterior e, com esse documento, evita-se qualquer risco de confusão.


O Romaneio de Carga garante que haja informação detalhada e correta sobre todos os elementos presentes na remessa. Assim, a logística integrada fica mais completa e isso traz segurança ao processo.


Os certificados de origem, como o nome já diz, garante que a origem da mercadoria seja reconhecida, garantindo as cobranças de tarifas adequadas para cada país com suas regras etc. É parte fundamental da logística internacional.


Ainda daria para citar a Nota Fiscal de Exportação, confirmando os produtos enviados e detalhes sobre pagamento, por exemplo.


Estes são, portanto, alguns dos requisitos e documentações exigidas para o processo de exportação de cargas. Com uma equipe bem preparada, é possível evitar erros e garantir uma remessa segura e que evite perda de tempo e custos extras, além de possibilitar o aproveitamento de fretes competitivos.


Se você quer ter a melhor logística, com uma coordenação impecável dos processos, trazendo agilidade e eficiência, além de uma enorme capacidade de monitoramento de cada passo, conte com a FS Logistics. Estamos juntos com você para que sua exportação e importação seja a mais segura e completa possível.


8 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page