top of page

Principais desafios enfrentados pelos exportadores de cargas e como superá-los

Trabalhar na área de exportação de cargas não é tarefa simples, já que muitos desafios aparecem para o pessoal que atua neste segmento. Quem pensa que, de alguma forma, trata-se de uma atividade tranquila ou sem grandes percalços, não conhece bem o que acontece, tanto na exportação como na importação.




A parte positiva é que, ao mesmo tempo em que os desafios existem, eles também podem ser superados com trabalho bem feito e com uma estrutura ideal, além dos melhores parceiros para a atividade de exportação de cargas. E isso vale para meio aéreo, rodoviário ou marítimo.


A seguir, mostraremos quais são alguns dos principais desafios enfrentados pelos exportadores de carga e, também, falaremos mais sobre táticas para que eles sejam superados, garantindo um trabalho de alta qualidade e reconhecimento no mercado de exportação.


ESTRUTURA DE EXPORTAÇÃO


´Não há como falar sobre exportação e não citar a infraestrutura para que tal trabalho aconteça. Nem todos os setores de todos os portos do Brasil contam com a estrutura ideal e com os melhores parâmetros para um processo de logística internacional.


Isso faz com que, muitas vezes, os exportadores realizem seu trabalho com eficiência e velocidade, mas acabem esbarrando em dificuldades externas, como uma infraestrutura precária. Esse é um grande desafio pensando na logística integrada e em todo o processo de exportação.


A solução para isso é sempre realizar o trabalho no menor prazo possível, desde que a qualidade não seja perdida, claro. Além disso, é fundamental ter parceiros para o processo de organização da logística de exportação. Esse serviço é muito especial e precisa ser feito por quem entende muito do tema.


Se a infraestrutura de portos, aeroportos ou rodovias não são as ideais em todos os casos, é possível furar essa barreira com a ajuda de quem entende e com um trabalho rápido e eficiente, que aumente a margem para eventuais problemas com o transporte da carga.


DESAFIO DA BUROCRACIA


Outro desafio inegável para os exportadores de carga é quanto à burocracia envolvida. Do momento em que é feito um acordo para exportação até o real envio da remessa em questão, são muitos passos. Documentações, licenças, liberações etc.


Tudo isso gera uma série de desafios, como conhecimento de todos os detalhes, acompanhamento do andamento de cada um deles, eventual necessidade de correr para conseguir um documento que não foi enviado. Esses são alguns dos desafios inerentes ao processo.


Para que isso seja resolvido, o ideal é ter uma estrutura tecnológica de alto nível, automatizando o máximo de processos possíveis e, assim, evitando que haja perda de eficiência e qualidade, além do ganho de tempo com o uso de automação.


COMO ESTIMAR CUSTOS


Por fim, é importante falar sobre a estimação de custos. Obviamente, um processo de exportação traz gastos e estes precisam ser muito bem calculados.


Conhecer os tributos e estar atento a eventuais mudanças nas taxas e regras é um desafio. Qualquer erro na hora de trabalhar essa questão pode fazer com que o orçamento estoure e isso cria enormes problemas financeiros para qualquer empresa, além de não permitir ganhos com fretes competitivos, por exemplo.


Novamente, a solução para este tipo de desafio é contar com os parceiros certos, conhecedores do mercado e capazes de entregar um pacote completo de auxílio durante o processo, garantindo a melhor tecnologia, velocidade e conhecimento de toda a tributação e regulamentações para o processo de exportação de carga.


Estes são, portanto, alguns dos principais desafios para quem atua na exportação de carga. Com a estrutura correta, de qualquer forma, é possível superá-los para que a sua empresa seja referência neste segmento.


Se você quer ter a melhor logística, com uma coordenação impecável dos processos, trazendo agilidade e eficiência, além de uma enorme capacidade de monitoramento de cada passo, conte com a FS Logistics. Estamos juntos com você para que sua exportação e importação seja a mais segura e completa possível.



10 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page