top of page

Eventos globais e exportações de carga: instabilidade política, desastres naturais e pandemias

A área de exportações de cargas é, certamente, uma das atividades fundamentais do mundo atual. Afinal, em um cenário de globalização, parcerias estratégicas entre países e blocos, além das necessidades de comercialização dos mais diversos tipos de produtos, não há como não tocar no tema com um olhar global.



E, claro, com isso vem outra questão: o impacto de eventos globais nas exportações de carga. Como isso influencia no trabalho dos agentes de carga e de quem atua neste segmento, seja para envio de remessas aérea, marítima ou rodoviária?


Isso é o que trataremos neste conteúdo, mostrando alguns pontos importantes em relação ao impacto destes eventos globais na exportação de carga, no trabalho de logística internacional etc.


INSTABILIDADE POLÍTICA DIMINUI NEGÓCIOS


Para começar, é importante falar sobre instabilidades políticas causadas por eventos globais. Guerras, impasses ou mesmo ações de blocos econômicos que impactem toda uma região acabam tendo um impacto enorme.


Como uma empresa realizará um alto investimento em uma exportação se ela não sabe exatamente como seu próprio país ou região estará em semanas? Uma nova regra pode ser implementada por um governo, uma eleição pode mudar rumos.


Tudo isso dificulta o planejamento de quem atua com exportações, o que acaba tornando os empresários mais cautelosos e, consequentemente, isso esfria o mercado e o envio de cargas.


Isso sem falar que as relações políticas entre países podem mudar regras de comercialização de produtos entre as nações, aumentando custos, barrando produtos etc.


DESASTRES E DOENÇAS


Recentemente, vimos com o surgimento da Covid-19 como uma doença causada por um vírus pode gerar uma pandemia e, com isso, desencadear um grande número de mudanças e problemas. Primeiro, para a saúde global, mas consequentemente para os negócios entre países e empresas.


E são elementos de difícil previsão. Ninguém imaginava, em 2020, o que viveríamos. Com um cenário de incerteza e preocupação, misturado à necessidade de isolamento, fechamento de fronteiras e outras medidas protetivas, as exportações naturalmente acabam impactadas.


Fora que isso se mistura ao tópico anterior, já que uma pandemia acaba gerando instabilidade, os governos precisam tomar medidas sem precedentes e isso acaba trazendo dúvidas sobre o futuro.


Para quem faz a logística internacional de um processo de exportação, esse cenário de caos gerado por desastres naturais e pandemias é altamente desafiador.


O QUE FAZER?


Conhecendo esses possíveis cenários de eventos globais causando impactos nas exportações, as empresas da área precisam investir em tecnologia, seguro e todos os demais elementos que possam, ao máximo, trazer proteção às exportações.


Com análise de dados, por exemplo, é possível reduzir custos e riscos, mesmo em situações como as citadas. Com tecnologia de ponta, ainda dá para diminuir ao máximo os riscos. Fatos imprevisíveis surgirão, mas é possível minimizá-los com preparo e uso de dados.


Aqui, portanto, falamos um pouco mais sobre impactos de eventos globais nas exportações e como tratá-los dentro de um processo de logística integrada e capacidade de fazer um trabalho de alto nível dentro das possibilidades.


Se você quer ter a melhor logística, com uma coordenação impecável dos processos, trazendo agilidade e eficiência, além de uma enorme capacidade de monitoramento de cada passo, conte com a FS Logistics. Estamos juntos com você para que sua exportação e importação seja a mais segura e completa possível.

Comments


bottom of page