top of page

O impacto das tendências de sustentabilidade nas exportações de carga: logística verde

No mundo atual, não tem como escapar do tema sustentabilidade. Empresas, pessoas físicas, governos. Todos são impactados de alguma forma pelo assunto e precisam atuar em prol da criação de processos e regras que tenham a preservação do meio ambiente e a redução de atividades danosas ao planeta.



No setor de exportações de carga, não é diferente. E pouco importa se o trabalho é feito por meio marítimo, rodoviário ou aéreo. A logística integrada precisa ser pensada já considerando esse elemento, chamado de logística verde.


Aqui, falaremos um pouco mais sobre o impacto desta tendência de levar a sustentabilidade ao topo das prioridades. Há muitos ganhos para quem abraça essa ideia e, por isso, é fundamental falar sobre isso.


IMPACTO EM CADA ETAPA DO PROCESSO


A sustentabilidade terá seu impacto em todas as etapas do processo de exportações de carga. Desde o empacotamento, que deve levar em conta o uso controlado e eficiente de materiais, até a distribuição no local desejado, que deve ser feito com o menor impacto possível ao meio ambiente.


Para que isso seja feito, as empresas precisam investir em tecnologia que garanta o uso inteligente de recursos, sem perda de materiais ou desperdício de elementos. Assim, é possível trabalhar em alto nível em relação ao impacto ambiental, uma exigência nos dias atuais.


TRANSPORTE DA EXPORTAÇÃO


Dentro destas etapas, uma das mais importantes é a de transporte. Com o passar do tempo, as exportações precisam levar em conta a utilização de veículos que emitam menos carbono e garantem menor impacto negativo na natureza.


Essa é uma virada de chave fundamental, pois por muito tempo isso não era uma prioridade. Agora é, e isso só vai aumentar.


Veículos em bom estado, regulamentados de acordo com as leis locais, sendo continuamente vistoriados para evitar emissão exagerada, desperdício de combustível etc.


ECONOMIA E CREDIBILIDADE


O impacto positivo da utilização de uma logística verde e da preocupação com a sustentabilidade é clara. A empresa ganha em muitos aspectos, e dois deles são essenciais: economia e credibilidade.


Com a otimização do uso de recursos e menor desperdício no uso de materiais durante todas as etapas, há uma economia financeira, além do ganho ambiental. Além disso, governos já começam a priorizar empresas que se comprometem com a sustentabilidade, o que pode render créditos, descontos em impostos, fretes competitivos etc.


E, em relação à credibilidade, a empresa se posiciona de maneira positiva no mercado. A sustentabilidade é uma luta de todos e quem ficar fora acaba perdendo clientes, fica sem visibilidade, além dos riscos de multas e punições por contrariar leis que protegem o meio ambiente.


Por tudo isso, é preciso que todos os atuantes na área de exportação de cargas pensem em trabalhar com logística verde e, assim, aumentem o impacto da sustentabilidade nas atividades deste segmento.


Se você quer ter a melhor logística, com uma coordenação impecável dos processos, trazendo agilidade e eficiência, além de uma enorme capacidade de monitoramento de cada passo, conte com a FS Logistics. Estamos juntos com você para que sua exportação e importação seja a mais segura e completa possível.

Comentarios


bottom of page